Procuro por...

A importância de aumentar a limpeza de casa durante a Primavera

Na primavera é importante aumentar a limpeza da casa e redobrar a atenção em relação aos cuidados para prevenção de reações alérgicas
Atualizado em 04/03/2024
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
A importância de aumentar a limpeza de casa durante a Primavera

Iniciou a Primavera, época do ano com aumento da presença de flores, cores, elevação de temperatura e… crescimento das reações alérgicas.

O aumento das alergias é muito comum nessa época do ano, principalmente as respiratórias, devido a liberação de pólen que ocorre durante a estação. Sendo assim, as pessoas que possuem alguma doença como asma, rinite alérgica, sinusite ou bronquite, devem redobrar a atenção em relação aos cuidados para prevenção de reações alérgicas.

Apenas no Brasil, a rinite e a asma afetam em média 30% da população, ou seja, mais de 64 milhões de pessoas. E a principal maneira de evitar complicações por conta dessas condições de saúde é aumentando a limpeza de casa - inclusive se não passar tanto tempo no domicílio. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a poeira domiciliar é o fator com maior impacto para desencadear reações alérgicas em quem possui diagnóstico para rinite.

Por isso, o artigo irá apresentar cinco dicas de como manter a casa limpa sem prejudicar a estética de nenhum móvel ou objeto, para evitar crises respiratórias leves ou graves.

1. Escolha os produtos corretos

O passo inicial para uma limpeza eficiente é escolher os melhores produtos para serem utilizados. Existem produtos caseiros que são ótimos para limpar a casa, mas é possível recorrer aos produtos comprados no mercado para maior praticidade.

Entre os produtos caseiros mais recomendados para limpeza estão: vinagre, limão e bicarbonato. Eles são mais indicados para remoção de mofos, mas podem ser utilizados para manchas e utensílios também.

Já os produtos comprados no mercado possuem maior número de possibilidade de uso:

- Álcool 70%: permite desinfetar os locais, inclusive piso de cerâmica, deixando o ambiente limpo e livre de ácaros, poeira e pólen.

- Limpador multiuso: além de poderem ser utilizados em diversos cômodos e superfícies, esses produtos não atacam o sistema respiratório se não possuírem cloro na fórmula.

- Panos e aspirador de pó: para evitar fazer com que a poeira se dissipa pelo ar, é melhor optar pela utilização de um aspirador de pó e panos umedecidos, principalmente para quem possui animais de estimação.

2. Use neutralizadores de odores

Também conhecidos como “bloqueadores de odores”, esses produtos podem ser muito úteis para evitar odores desagradáveis na casa e/ou evitar odores que sejam motivo de desencadeamento de crises respiratórias. Além disso, também são ótimos para lidar com os odores de animais de estimação.

Nos mercados eles são vendidos em três formas: líquido, pó e spray. O melhor é analisar qual se encaixa melhor na sua casa.

3. Mantenha o sofá e cama limpos

O sofá e a cama são locais propensos ao acúmulo de poeira e ácaros. Por isso, eles não podem ser deixados de lado na hora de limpar a casa, ok? Algumas dicas para manter esses locais limpos são:

- Troque a roupa de cama a cada semana.

- Limpe o sofá e o colchão periodicamente. O ideal é limpar uma vez por mês, mas você pode precisar limpar uma vez por semana caso esteja muito sujo.

Para ver como limpar o sofá corretamente, dependendo do material dele, clique aqui.

4. Mantenha os livros e as estantes limpas

Para pessoas que possuem prateleiras ou estantes abertas e expostas, é possível que além do acúmulo de poeira nos móveis, haja acúmulo nos livros. Além de afetar as obras, isso pode fazer com que crises respiratórias sejam agravadas ao passar muito tempo no cômodo dos livros ou pegar algum deles para leitura.

Por isso, é importante que a sua coleção de exemplares esteja sempre limpa. Mas como fazer a limpeza adequada sem afetar as obras?

- Use uma flanela de microfibra seca para remoção da poeira. Para limpar os cantinhos, opte por uma escova de dentes passada de leve.

- Se necessário, utilize uma máscara facial para limpeza, para evitar que o pó entre em contato com o sistema respiratório.

- Caso o livro esteja muito empoeirado, opte pelo uso do aspirador de pó para remover o excesso de poeira.

- Em caso de mofo na obra, use um pano umedecido com vinagre de álcool e seque com um algodão seco.

5. Mantenha o banheiro e os rejuntes limpos

Por ser um ambiente com muita umidade, os banheiros podem ser locais em que o mofo apareça. Por isso, o banheiro é um ambiente importante de ser limpo corretamente a fim de evitar problemas respiratórios.

A mistura de limão, bicarbonato de sódio e vinagre de maçã é uma ótima saída para limpeza do rejunte do banheiro encardido - muitas vezes resultado de mofo.

Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
Jessica Cochete é uma especialista com mais de 10 anos de experiência em organização e limpeza doméstica. Ela tem formação em Organização Doméstica e certificações em Técnicas de Limpeza Sustentável. Reconhecida por suas técnicas inovadoras de organização, Jessica combina limpeza sustentável com design de interiores. Seus métodos são destacados em revistas de decoração e promovem espaços funcionais e agradáveis. Jessica é palestrante em eventos nacionais, colaboradora regular no limpandotudo.com.br, e autora do best-seller "A Arte da Organização Doméstica". Ela mantém uma abordagem baseada em evidências e transparência total em suas recomendações e afiliações.
Quem somosContatoPrivacidade e segurançaSitemap
Site seguro