Como limpar celular é algo que as pessoas começaram a se preocupar mais por conta da pandemia de Covid-19. Entretanto, você sabia que essa preocupação deveria ser muito, mas muito mais antiga?
Por que a limpeza de celular é importante? Pense: quantas horas por dia você fica com o celular na mão ou, que seja, aquelas “olhadinhas rápidas”? Você é daqueles que fica com o celular quando vai ao banheiro?
Especialmente antes da pandemia, não tínhamos o hábito de lavar as mãos com frequência, certo? Especialmente fora de casa. Com a mão, tocamos em corrimão, maçanetas, dinheiro, etc. E você já pensou em quantos germes e bactérias existem em cada um desses locais? Esses microrganismos são causadores de diversos tipos de infecção, intoxicação, etc., especialmente quando atendemos ligações.
Por isso, além de proteger o celular contra danos causados pela sujeira, como limpar celular é uma questão importantíssima de saúde.
A primeira – e mais importante – dica de como limpar celular é desligar o aparelho, especialmente se você utilizar algum líquido. Mesmo com aparelho à prova d’água, é melhor evitar, pois não há garantias algum componente seja danificado com a limpeza de celular.
Como higienizar celular deve ser feito com cuidado, não só em relação a evitar que a água atinja algum componente, mas também porque a limpeza do celular deve ser feita com produtos específicos para que não haja danos ao aparelho.
O melhor produto para limpar componentes eletrônicos, inclusive como limpar celular é o álcool isopropílico, que não deixa resíduos e não danifica os componentes internos. Porém, não é só porque é permitido que precisa exagerar, uma borrifada já é o suficiente.
O pano deve estar limpo e seco. Os melhores tipos são de microfibra ou 100% algodão, assim, não deixará fiapos ou danificará a tela do aparelho, que é bem sensível.
Não use álcool de limpeza (isso inclui álcool gel, OK?). Também não é recomendado detergente, limpa-vidro (não confunda com “limpa-telas”) convencional, alvejante, removedor, etc.
Você também precisa dar atenção ao pano que vai usar. De preferência, utilize tecidos de microfibra ou 100% algodão, principalmente para não deixar fiapos para trás, além de estar sempre bem limpo e seco (sem restos de outros produtos de limpeza).
Nunca, em hipótese alguma, lave o celular com água! Além de causar um curto, o líquido pode entrar em componentes internos e causar danos.
Não utilize esponjas, papel toalha ou panos mais ásperos, pois podem deixar resquícios ou até mesmo riscar a tela. Também não utilize ar comprimido.
Vinagre também pode causar um problema sério: tirar a camada protetora da tela.
Com o celular desligado, umedeça o pano de microfibra ou algodão com um limpa-telas (é melhor do que espirrar diretamente no aparelho). Remova as manchas de sujeira com movimentos circulares e, se preciso, repita a operação. Limpe os cantos da tela com um cotonete levemente umedecido.
Para garantir que não tenha restado nenhuma marquinha e que todo o líquido desapareça, finalize o processo com um pano seco e macio.
Limpe a sujeira das entradas USB, de áudio, microfone e saída de som com um cotonete limpo.
Da mesma forma que como higienizar celular é importante, também é necessário limpar a capa do celular. É necessário tomar um cuidado especial com os cantinhos dos detalhes das capas em relevo, para evitar o acúmulo de sujeira e, é claro, os microrganismos.
A limpeza das capas deve ser feita de acordo com o tipo e cor, veja:
Cabos, como fone de ouvido e carregador de celular acabam sujando constantemente. No caso dos brancos, a coisa fica ainda pior, pois é muito comum que os cabos fiquem amarelados depois de pouco tempo.
Utilize um pano de microfibra ou 100% algodão, umedecido com álcool isopropílico. Uma opção mais acessível é utilizar borracha branca escolar para limpar a sujeira dos cabos: esfregue a borracha cuidadosamente, sem fazer pressão.
Caso a mancha seja de gordura, limpe cuidadosamente com pano umedecido com um desengordurante.
Limpe a membrana do fone de ouvido com uma escova de dentes limpa e seca.
Com a pandemia de Covid-19, a higiene tornou-se a principal arma para combater o novo vírus. Isso porque o coronavírus é um tipo de vírus que sobrevive durante horas – ou até mais de um dia – em superfícies como portões, corrimãos, dinheiro, etc.
Por isso, é de extrema importância que você faça o processo de como higienizar celular toda vez que voltar para casa. E, é claro, sempre que for ao banheiro, pegar alguma entrega, etc., lave bem as mãos antes de mexer no celular.
É importante evitar de compartilhar seu celular, fones de ouvidos e carregadores com outras pessoas, pois a Covid-19 pode ser assintomática e, por isso, todo cuidado é pouco.
Lembre-se de que, com ou sem pandemia, é importantíssimo saber como limpar celular, não só para manter a vida útil do aparelho, como também para garantir que você não esteja exposto aos diversos microrganismos causadores de doença, inclusive os coliformes fecais, que as são bactérias encontradas no intestino.
Confira também este vídeo abaixo para ajudar na hora de limpar seu smartphone:
O que você achou de nossas dicas? Você sabia que a limpeza de celular era tão importante?
Compartilhe este artigo com sua família e seus amigos!