Como limpar cobre é uma pergunta muito recorrente, pois este é um material que pode ser utilizado em vários lugares da casa. Usa-se o cobre para decoração, joias, fiação e, é claro, itens domésticos como panelas.
Aliás, o cobre é um metal que é utilizado desde a pré-história e chama a atenção por sua beleza, vinda, especialmente, de sua coloração avermelhada e seu brilho.
Acontece que o brilho vai se perdendo com o tempo por causada oxidação, dando lugar a uma mancha escura na superfície.
Este é um processo que, apesar de incômodo, acontece com todos os metais que estão em contato com a umidade e com o ar. Aliás, em locais muito úmidos, como o litoral, a oxidação de metais é mais frequente ainda. A boa notícia é que não é algo irreversível, pelo contrário.
Com métodos simples, é possível reverter este estado. Aliás, é possível utilizar produtos que, certamente, você já os tem!
Gostaria de saber como proceder na limpeza do cobre? Veja nossas dicas infalíveis!
Em primeiro lugar, saiba que as nossas dicas para limpar cobre só funcionam com peças de cobre. Veja como descobrir:
Em segundo lugar, é importante verificar se o cobre possui uma camada de verniz.
É claro que a limpeza de cobre pode ser feita com produtos específicos para limpeza de cobre. Nesse caso, é importante seguir as instruções do fabricante.
Há, também, diversos produtos caseiros que podem ser utilizados nas nossas dicas de limpar cobre, confira:
A regra geral para cobre (e outros metais) é: Evite produtos agressivos ou abrasivos demais, tais como álcool e amônia.
Muitas pessoas acreditam que o ar rústico que a oxidação traz ao cobre é uma coisa positiva. Mas, isso funciona apenas para itens decorativos.
Oxidação é um problema considerável quando estamos falando de tachos e panelas para cozinhar: É importante fazer a limpeza de cobre oxidado antes de utilizá-lo para cozinhar alimentos. Veja como fazer a limpeza e deixar o cobre pronto para uso:
Você vai perceber a diferença entre o antes e depois da peça de cobre!
O Zinabre, também conhecido como azinhavre, é uma camada esverdeada que se forma sobre o cobre e sobre ligas de cobre. Ele aparece quando superfícies metálicas são expostas à umidade, ao mesmo tempo em que estão em contato com o gás carbônico.
ATENÇÃO! Tome muito cuidado com suas roupas, pois o zinabre causa buracos que podem provocar perda total. Caso não queira arriscar, a melhor alternativa é utilizar uma roupa velha.
Da mesma forma que é de extrema importância que você utilize um protetor para olhos e luvas de borracha, próprias para limpezas agressivas.
Nossas dicas para limpar cobre com produtos caseiros permite que você faça a limpeza correta sem precisar gastar muito dinheiro. Confira:
Para a limpeza de cobre com limão, você pode utilizar qualquer tipo que você tenha em sua casa.
Para peças pequenas, é possível fazer uma mistura de suco de limão com sal. Nesse caso, basta colocar sobre a superfície do metal e, se estiver muito difícil de remover as manchas, deixe agir por uma hora antes de enxaguar. O enxague deve ser feito com água corrente. Lembre-se de secar com cuidado antes de guardar.
Um truque para limpar cobre é utilizando ketchup. O ácido ajudará a dissolver as manchas:
O processo de como limpar cobre quando este for envernizado ou laqueado é bem diferente, pois é preciso tomar cuidados para que a camada protetora não seja removida.
Em primeiro lugar, não utilize limão ou ketchup na limpeza de cobre com camada de verniz.
Nesse caso, é preferível que você use um produto próprio para este tipo de superfície. Ou, se quiser uma maneira mais caseira de fazer a limpeza, uma mistura de detergente neutro e água já dá conta do recado.
Uma das principais dicas para limpar cobre é deixar a peça secar muito bem antes de guardar, pois gotículas de água deixam manchas na superfície.
Por isso, seque bem com um papel toalha ou um pano e coloque no escorredor até que a peça seque. Também é possível deixar o cobre secar no sol. Você gostou de nossas dicas de como limpar cobre? Compartilhe em suas redes sociais!