Como limpar aliança é uma questão que preocupa muitas pessoas, já que é normal que, com o tempo, o metal acabe escurecendo, além de perder o brilho original.
É muito comum que um casal, especialmente após o casamento, não tire nunca a aliança do dedo. E isso inclui, é claro, momentos em que lava a louça, faz faxina, entre outros momentos em que a aliança fica em contato com produtos químicos.
Isso sem contar as vezes em que acabamos esbarrando a mão – e, consequentemente, a aliança – na parede, na porta, etc. Tudo isso faz com que, aos poucos, o objeto não apenas fique opaco, mas também fique arranhado.
O escurecimento dos metais é um processo natural, conhecido como oxidação. Há algumas condições que fazem com que o processo de oxidação seja ainda mais rápido: ácido úrico elevado, por exemplo. Até mesmo o suor faz com que a aliança perca o seu brilho.
A boa notícia é que esse processo é reversível e basta fazer uma limpeza da aliança para que ela possa brilhar como nova. Afinal de contas, esse símbolo de compromisso tão atemporal – e que liga os dois corações, por meio da vena amoris, que vai do dedo anelar ao coração – merece todo o cuidado.
Nesse artigo, você vai descobrir como limpar aliança e deixá-la brilhando como se fosse nova.
A primeira parte de como limpar aliança é, justamente, saber qual é o metal. Além de refletir a personalidade do casal – se é mais tradicional ou mais despojado, por exemplo -, o material da aliança também reflete a durabilidade, a resistência à oxidação, etc.
É claro que a aliança de ouro amarelo é a mais tradicional e, hoje em dia, ela é banhada a ródio, o que protege o metal do desgaste.
A prata, muito comum nas alianças de namoro, é um metal um pouco mais frágil e, por isso, é sujeita a arranhões e danos. Além disso, como é mais fácil oxidar, caprichar na regularidade da limpeza da aliança de prata é ainda mais necessária.
O tungstênio é um metal muito usado pelos casais mais despojados e o interessante é que é 10 vezes mais resistente que o ouro, apesar de ser mais complicado de se reajustar. Esse metal permanece com o brilho natural mesmo com o passar do tempo.
A platina é um metal que dificilmente muito resistente à oxidação. É um metal duro e, por isso, é muito difícil limpar e dar brilho. Por isso, nesse caso, é recomendado levar o acessório para o joalheiro, que tem as ferramentas ideais para como limpar aliança mais difícil.
O titânio, por sua vez, é um metal fosco e, por isso, não é o melhor se a sua intenção é brilhar.
Agora, se você tem problema de alergia, o aço é uma boa opção, pois é antialérgico. Além disso, também é uma boa opção quanto à durabilidade e à resistência a arranhões.
O ouro branco é o resultado de uma liga de ouro puro e algum metal branco, como a prata ou uma platina. Para finalizar, é feito um banho de ródio. Confira o passo a passo:
Como limpar aliança diamantada é um desafio, pois este acessório possui uma textura porosa e, por isso, acumula sujeira que acaba ficando grudada. Com o tempo, a aliança vai perdendo o seu brilho e, consequentemente, a beleza.
Porém, não se preocupe, pois a limpeza da aliança diamantada é mais simples do que parece, basta seguir o passo a passo:
Com o tempo, as alianças folheadas a ouro se tornam opacas e escurecidas. Por isso, é importante seguir as dicas de como limpar aliança para recuperar o brilho dessa joia:
A aliança de moeda antiga dificilmente perde o seu brilho e, quando acontece, pode ser rapidamente resolvido. Veja o passo a passo:
Para remover sujeiras mais leves:
Para remover sujeiras mais pesadas:
Como limpar aliança se ela tiver uma joia? Em geral, a mistura de água morna e sabão neutro dá conta de tudo, isso porque pedrarias como safira, esmeralda, turquesa, opala, pérola, etc. não combinam com produtos de limpeza, ainda que seja aqueles específicos para joias.
Além disso, é importante tomar muito cuidado com a hora de finalizar a limpeza da aliança com joias: o pano não deve soltar pelos e, por isso, a flanela é a melhor opção. Uma opção interessante é secar a aliança com secador de cabelo.
Você sabia que a pérola é um organismo vivo? Curiosamente, quanto mais usamos, mais bonitas elas ficam, pois a oleosidade do corpo aumenta o brilho da gema.
Por isso, a limpeza da aliança com pérola requer cuidados especiais: utilize apenas uma flanela seca e não lave! Mesmo a limpeza com produtos caseiros pode deixar a pérola opaca e sem vida.
Caso você já tenha lavado a pérola e ela perdeu o brilho, não se preocupe, pois tem jeito de recuperar: basta aplicar azeite de oliva extra virgem ou óleo de amêndoas doce com os dedos, fazendo uma fricção delicada.
Você sabia que o suor da pele é o principal responsável pelo escurecimento da aliança, não importa qual material seja? Por isso, fazer uma limpeza da aliança diariamente é uma maneira de garantir que sua joia esteja sempre brilhando.
Uma vez ao dia, retire a aliança de seu dedo e limpe com uma flanela seca e limpa. Isso fará com que a oleosidade natural do corpo e a sujeira desapareça antes que se acumule.
Além de saber como limpar a aliança, é claro que deixá-la com um brilho reluzente também é interessante, não é mesmo?
É claro que, dependendo do caso, é necessário levar a joia para o joalheiro recuperá-la. Porém, há métodos caseiros que são capazes de ter um resultado tão bom como um profissional.
Normalmente, usamos um dos itens, ou mais: pasta de dente, bicarbonato de sódio, borracha escolar, batom, polidor, flanela mágica. Veja como limpar aliança nesses casos:
Tome cuidado com este método caso a aliança tenha alguma gravação, pois os produtos podem entrar nessas pequenas fissuras e será difícil remover.
Nesse caso, basta friccionar a flanela mágica ou a borracha escolar na aliança repetidamente até que fique brilhante.
Geralmente, não tiramos a aliança do dedo e, por isso, com o tempo ela fica arranhada com o atrito com outros objetos. Confira o passo a passo para amenizar os arranhões:
Agora que você sabe como limpar aliança, precisa se atentar a alguns detalhes para que o resultado seja o melhor possível:
É claro que, além da limpeza da aliança, também é muito importante tomar certos cuidados no dia-a-dia:
Além dos cuidados de como limpar aliança e conservar, também é importante deixar a joia aos cuidados do joalheiro pelo menos uma vez ao dia, para uma limpeza mais profunda e polimento.
A maioria dos joalheiros oferecem garantia vitalícia, ou seja, você não precisará pagar por estes cuidados e manutenção.
Você gostou de nosso artigo de como limpar aliança? Seguindo nossas dicas, sua aliança vai estar sempre brilhando como nova.