Como limpar jaqueta de couro sem estragar é uma pergunta muito necessária, já que este é um tecido feito de pele e, como tal, é um organismo vivo. Você sabia, aliás, que as primeiras jaquetas de couro foram fabricadas com pele de ovelha marrom?
Mas, hoje em dia, é claro que existem outros tipos de jaquetas, feitos com couro sintético (feito a partir de produtos químicos) e até mesmo o ecológico (feito a partir da seringueira).
A jaqueta de couro era, inicialmente, parte do vestuário militar, mas que ganhou espaço entre os motoqueiros, roqueiros e atores do cinema. Desde então, a jaqueta se tornou uma peça que fica bem para todas as ocasiões, além de ser atemporal.
Com certeza, apesar de ser um vestuário conhecido pela sua resistência, a limpeza da jaqueta de couro deve ser feita com muito cuidado, pois há diversos cuidados específicos para manter a durabilidade dessa peça, que fica bem em todas as ocasiões.
Fazendo os procedimentos de como limpar a jaqueta de couro da maneira correta, você terá essa peça pelo resto da vida. Do contrário, pode acabar sendo danificada, perdendo a cor, o brilho ou ainda ficando com um cheiro ruim.
Caso você precise de uma limpeza profunda e completa, a melhor coisa a se fazer é levar para uma equipe especializada.
Aliás, essa dica de fazer a limpeza da jaqueta de couro deve ser feita uma vez por semana, especialmente por deixarmos essa peça de roupa por muito tempo no guarda-roupa.
Como limpar jaqueta de couro legítimo é um processo muito delicado, visto que estamos lidando com nada menos do que uma pele. Por isso, nada de lavar, OK?
Em primeiro lugar, é preciso saber se o couro é sintético ou legítimo. A maneira de descobrir é simples: o couro sintético é mais macio e liso, enquanto o couro legítimo é mais áspero.
O couro sintético tem menos durabilidade que o couro legítimo, e acaba desgastando ao longo do tempo, enquanto o couro legítimo acaba desgastando levemente, mas nada que comprometa o uso.
Por conta dessas diferenças, é possível fazer a limpeza da jaqueta de couro sintético na máquina de lavar. Porém, é importante que a lavagem seja leve. Contudo, ainda há risco de desgastar, especialmente se houver várias lavagens e, por isso, é importante lavar à mão.
Apesar de ainda ser uma novidade, o couro ecológico não é tão difícil de se entender. Ele é feito a partir de couro de animais, mas não possui o uso do cromo, que é um metal pesado e muito tóxico. A pigmentação e o acabamento do couro são feitos a partir de vegetais, tais como taninos, seringueira, etc.
Além disso, o couro ecológico também utiliza menos água em sua fabricação e, consequentemente, não demora tanto para se decompor e, assim, não agride o meio ambiente.
Como o couro ecológico é muito frágil, não pode lavar à máquina em hipótese alguma. O couro pode se descascar ou até quebrar. Além disso, o couro ecológico também não deve ficar exposto ao calor muito forte, pois pode acabar danificando a peça, além de deixá-la deformada. Confira o passo a passo:
Tomou chuva vestindo uma jaqueta de couro ecológico? Não se preocupe, pois você pode resolver o problema: Retire o excesso de água com um pano limpo, seco e macio. Em seguida, deixe secando à sombra, em um lugar fresco e arejado.
Passe um silicone líquido para proteger o couro ecológico, e ainda aumentar a sua durabilidade.
Sua jaqueta manchou? Então, é importante fazer a limpeza da jaqueta de couro assim que manchou. Isso porque o couro absorve manchas como gordura, café, vinho tinto, extrato de tomate, etc. Com isso, a mancha fica impregnada, o que torna mais difícil e demorado para limpar.
Basta umedecer um pano macio com um pouquinho de água e passe com cuidado por toda a superfície da jaqueta de couro.
Utilize uma solução de água e sabão neutro de glicerina ou coco (ou ainda um sabão específico para couro). Umedeça um pano com essa solução e aplique com delicadeza sobre a jaqueta. Seque com um pano macio e limpo. Por fim, deixe secar no cabide, em um local seco e arejado.
Se a mancha for muito difícil de remover, leve para uma lavanderia especializada, pois os profissionais sabem como limpar jaqueta de couro sem danificar o tecido. Pode ser que a limpeza não seja tão acessível, porém, é melhor do que causar um dano irreversível ao arranhar o tecido, não é mesmo?
Outra opção de como limpar jaqueta de couro manchada é utilizar um algodão embebido com um pouco de álcool. Esfregue com muita delicadeza.
Nunca, em hipótese alguma, utilize acetona ou amoníaco como opção de como limpar jaqueta de couro.
Sua jaqueta está muito suja e você quer saber se como limpar jaqueta de couro envolve lavar? É possível fazer um teste bem simples para saber se pode, ou não, lavar.
Basta colocar um pouco de água sobre uma parte pequena da jaqueta e observar o que acontece:
Nos casos em que não se pode lavar a jaqueta de couro com água, ainda é possível investir em lavagem à seco.
Uma das perguntas mais importantes quando o assunto é como limpar jaqueta de couro é a limpeza do mofo. Isso porque é muito comum que as roupas de frio que ficam muito tempo guardadas acabem ficando com manchas de mofo.
Mas, não se preocupe, pois há métodos eficazes e que utilizam produtos caseiros. Porém, antes de mais nada, recomendamos fazer a “prova do toque”, ou seja, aplicar um pouco do produto em questão na jaqueta e veja como o tecido se comporta. Veja:
Deixe a umidade evaporar por completo, para que o mofo realmente seja removido. Após fazer a limpeza da jaqueta de couro, coloque-a para secar em um ambiente arejado.
Além de como limpar jaqueta de couro, é muito importante saber como hidratar a jaqueta. Isso porque o tempo que a jaqueta é guardada no armário acaba provocando o ressecamento.
Além disso, quando a jaqueta de couro está perdendo o brilho e parece que vai começar a descascar, não é sinal de que a sua jaqueta deve ir para o lixo, mas sim, que ela está precisando de uma bela hidratação. Se a jaqueta de couro estiver dura, também é sinal de que é preciso hidratar o tecido.
O couro é uma pele e, por isso, precisa de cuidados. Dessa forma, hidratar o couro deixa a jaqueta com a aparência mais bonita, além de renovar o tecido. Recomendamos hidratar a jaqueta de couro entre 3 a 4 meses por ano. Veja nossas sugestões:
Não passe jaqueta de couro da maneira convencional. O ferro deve estar aquecido aos 70°C, no máximo.
Além disso, não se deve passar o ferro diretamente no couro. Coloque uma toalha grossa em cima do tecido e passe o ferro.
Após entender como limpar jaqueta de couro, passar e hidratar, é importante também saber como conservar. Isso porque o couro é uma pele dura, que está “viva”. Para que a jaqueta esteja em perfeito estado, é importante guardar com uma capa protetora, para evitar que o tecido esteja exposto à poeira.
Pendure a jaqueta de couro em um cabide grosso, pois o cabide fino acaba provocando marcas no tecido.
Mantenha a jaqueta de couro guardada em um local arejado, longe do calor intenso. Não deixe os cabides muito próximos, para não causar nenhuma deformidade.
Caso você guarde a jaqueta de couro em uma gaveta, envolva em um saco confeccionado em TNT (tecido não tecido), que permite que a peça respire.
Procure vestir a jaqueta de vez em quando, para esticar a pele e evitar que fique danificada ou deformada, pois o couro é moldado a partir da forma que está vestindo.
Você gostou de nossas dicas de como limpar jaqueta de couro? Esta é uma peça super estilosa e que pode durar a vida toda, porém, é importante que você preste atenção na hora de fazer a limpeza da jaqueta de couro.
Não se esqueça de, pelo menos uma vez por ano, levar a jaqueta para uma limpeza mais profunda, em um especialista.