Procuro por...

Como organizar uma cozinha: veja 16 dicas para melhorar a sua!

Quer saber como organizar uma cozinha de forma prática e eficiente? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso texto para ler mais sobre o assunto!
Atualizado em 07/06/2023
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
Como organizar uma cozinha: veja 16 dicas para melhorar a sua!

A cozinha é o coração da casa, e por isso é tão importante mantê-la bem arrumada. Nem todo mundo sabe como fazer isso, e é muito comum que a bagunça fique fora de controle. Isso porque a cozinha é um cômodo onde guardamos muitos utensílios diferentes e de tamanhos diversos. Mas manter uma cozinha organizada muitas vezes pode ser um desafio que muitos de nós tentamos vencer em vão.

Mas não se preocupe! Manter a cozinha em ordem não é tão difícil quanto muita gente acha. Neste texto daremos dicas de como organizar uma cozinha que resolverá de vez seus problemas. Afinal, quando queremos cozinhar também queremos a praticidade de achar os nossos utensílios e panelas quando mais precisamos. Com bagunça não dá, então vamos lá!

1.    Invista em armários planejados

Armários de cozinha convencionais geralmente acabam usando mais espaço do que o necessário na cozinha. Sempre tem um problema com algum ângulo diferente na parede ou algum canto que o armário não encaixa direito. Como organizar uma cozinha sem espaço? Para resolver esse problema existem os armários planejados. Investir em um armário planejado é uma boa ideia se a sua cozinha precisa de mais espaço para guardar tudo e não deixar nada jogado para fora. 

2.    Deixe visíveis os itens que você mais usa

Se você é uma pessoa que cozinha bastante, então já sabe quais os itens que mais precisa para fazer essa ou aquela receita. Deixe-os no lugar de mais fácil acesso possível! Panelas muito utilizadas, facas e outros utensílios de uso diário devem ter prioridade na hora de organizar a cozinha. Não adianta você organizar tudo perfeitamente, mas deixar a frigideira que você mais usa no fundo do armário. Não perca tempo tirando todos os utensílios para achar aquele único item que você precisa. Coloque-o na frente!

3.    Mantenha os itens menos usados em locais mais altos

Da mesma forma, guardar os itens menos usados em locais mais altos é mais eficiente. Se você não costuma fazer bolo todos os dias, guarde a batedeira no local mais alto do armário. Aqueles itens que você usa muito pouco não fazem falta para você na hora de cozinhar, e eles ocupam espaço de itens que você precisa mais. Guarde-os primeiro, onde é mais difícil chegar, e depois guarde os utensílios mais usados.

4.    Empilhe os pratos por finalidade

Tente empilhar os pratos de acordo com o tamanho e uso. Empilhar todos os pratos sem separá-los não é eficiente e você pode deixar os pratos caírem no chão. Empilhe pratos de sopa em uma pilha, os de sobremesa em outra e os comuns em uma terceira pilha, e perceba que eles se encaixam perfeitamente. Se possível, use organizadores de pratos feitos para isso. Mas em todo caso, separe seus pratos e você usará melhor o espaço da sua cozinha.

5.    Use potes herméticos

Potes herméticos são essenciais para qualquer cozinha. Eles foram projetados para armazenar mantimentos e mantê-los secos na sua cozinha. Produtos como açúcar, sal e farinha são exemplos de alimentos que devemos (se possível) guardar em potes herméticos. As tampas nesses potes vedam o ar, e assim nossos mantimentos estarão protegidos da umidade e de partículas.

6.    Mantenha as panelas em local de fácil manuseio

Em se tratando de como organizar uma cozinha, muitas vezes o principal desafio é organizar as panelas. Geralmente são os maiores itens, e os mais usados. Por isso ao organizar sua cozinha, tente guardá-las em um locar que seja fácil de manuseá-las. Colocar as panelas na parte mais baixa do armário é uma dica de segurança também, já que muitas são pesadas. Se você coloca as panelas no alto, corre o risco de deixá-las cair por acidente e se machucar. Guarde as panelas onde é mais seguro e evite de se machucar.

7.    Separe os temperos em potes vedados e bem identificados

É importante guardar os temperos vedados, protegidos contra a umidade do ar. Como são muito usados, o ideal é deixá-los sempre a mão perto de onde se cozinha. Uma boa ideia é usar uma bandeja com todos os temperos, e mantê-los agrupados. Um porta-temperos pode ajudar muito na organização, principalmente se a sua cozinha for pequena. Lembre-se de colocar nomes nos potes de tempero, já que muitos tem cor e textura parecidas. Evite trocar sal pelo açúcar sem querer e estragar uma receita.

8.    Dobre os panos de prato e toalhas de mesa

Dobrar os panos de prato e guardá-los em uma gaveta é o ideal. Dobre-os em rolinhos e organize-os no espaço disponível. Se achar melhor, existem organizadores feitos para isso a venda no mercado. Mas não deixe os panos de prato pendurados pela cozinha. Quando você precisar, eles estarão na gaveta, mas se você os deixa em qualquer lugar, provavelmente eles não estarão mais onde os deixou, ou estarão sujos. Dobrar e guardar.

9.    Mantenha as canecas penduras em ganchos

Como organizar uma cozinha quando as canecas não se encaixam com os pratos, os copos e as xícaras? A alça geralmente nos impede de usar o espaço de forma eficiente. Então as pendure! Use ganchos fortes ou um organizador de canecas e as pendure acima dos demais pratos e copos do conjunto. Isso serve para as xícaras.

10. Organize os jogos americanos em conjuntos

Ao guardar os jogos americanos, tente guardá-los sempre em conjuntos separados, assim é só pegar e usar. Coloque-os de um jeito que você consiga ver qual é qual. Se não for possível, separe-os por cor ou dos mais usados para os menos usados. Guardando em conjuntos, eles ficarão compactos e organizados, e ficam perfeitos em uma gaveta.

11. Mantenha os talheres organizados

Não jogue os seus talheres na gaveta, todos misturados. Mesmo sendo os menores itens, assim não tem como organizar uma cozinha. Separe-os por tipo e tamanho. Se o seu armário não vem com uma divisória para os talheres, você pode comprar um organizador. Ou se preferir, pode fazer você mesmo uma divisão na gaveta, mas o importante é separar os talheres. Isso evita que você fique procurando por mais tempo que devia por um garfo ou uma faca.

12. Organize os potes plásticos com tampa

Todos já passamos por isso: os potes de plástico entram na cozinha com a tampa, mas ela se perde uma hora que entrou. Nunca mais conseguimos achar a tampa do pote certo. Isso porque é importante organizar os potes na gaveta, e se lembrar de nunca guardas os potes de qualquer maneira no armário. Guarde apenas os potes que ainda têm tampa, um dentro do outro, e as tampas separadas ao lado ou empilhadas juntas.

13. Use ganchos para facilitar a organização

Pendurar itens com ganchos pela cozinha é um ótimo jeito de economizar espaço dentro do armário e nas prateleiras. Pendurar os itens menores, como porta temperos ou tampas de panelas pode ajudar muito. Use ganchos, de preferência bem fortes. Além de prático, esse sistema facilita o acesso aos itens que você pendurar.

14. Organize os copos em fileiras

Dentro do armário, enfileire os copos por tipo e tamanho. Evite guardar um copo dentro do outro, já que isso pode danificar seus copos. Se puder, coloque os mais usados separadamente, e enfileire os maiores. Com um suporte (um papelão ou uma chapa), e faça as fileiras dos copos mais usados por cima. Caso não tenha espaço, tente enfileirá-los lado a lado, do mais usado para o menos usado.

15. Use cestos organizadores

Um item de grande ajuda em como organizar uma cozinha são os cestos organizadores. Você pode achar diversos tipos e tamanhos no mercado, o que for mais conveniente para usar com o seu armário ou suas prateleiras. Guarde seus mantimentos e coisas que geralmente ficam soltas pela cozinha, como enlatados e outros pacotes. Isso evita que você os empilhe em um único lugar.

16. Use amarados para organizar

Na mesma linha de pensamento, aramados são muito bons para organizar o interior dos armários. Em especial os armários com poucas divisórias e prateleiras grandes. Ajudam muito em organizar gavetões também. Aramados vêm em muitos modelos diferentes, e não será difícil achar um que seja ideal para o seu armário e para a sua cozinha. Ao encaixar um sobre o outro, você pode guardar mais coisas em um espaço que você perderia por conta da altura.

Neste texto mostramos algumas dicas fáceis de organização para a sua cozinha. Mas nada caro ou complicado que você pode fazer agora mesmo. Então você já sabe como organizar uma cozinha e pode deixar tudo pronto para quando for cozinhar. Ou apenas para deixar a sua cozinha um lugar mais agradável e bonita de se olhar.

Essas dicas foram úteis? Talvez você esteja procurando se aprofundar mais na organização da sua cozinha. Para esse fim, também escrevemos um texto sobre como limpar o fogão.

Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
Jessica Cochete é uma especialista com mais de 10 anos de experiência em organização e limpeza doméstica. Ela tem formação em Organização Doméstica e certificações em Técnicas de Limpeza Sustentável. Reconhecida por suas técnicas inovadoras de organização, Jessica combina limpeza sustentável com design de interiores. Seus métodos são destacados em revistas de decoração e promovem espaços funcionais e agradáveis. Jessica é palestrante em eventos nacionais, colaboradora regular no limpandotudo.com.br, e autora do best-seller "A Arte da Organização Doméstica". Ela mantém uma abordagem baseada em evidências e transparência total em suas recomendações e afiliações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContatoPrivacidade e segurançaSitemap
Site seguro