A lagostinha, ou lagostim, é um crustáceo muito apreciado na culinária brasileira, mas saber como limpar lagostinha não é algo comum. Por se tratar de um alimento com processo diferente de preparo, nem todo mundo entende como a limpeza deve ser feita.
Dessa maneira, entender como fazer a limpeza da lagostinha da maneira correta é o primeiro passo para uma refeição saborosa e mais saudável.
Portanto, confira agora como fazer o processo de limpeza de maneira simples e rápida sem precisar sofrer!
O processo de limpeza da lagostinha com sal é conhecido como purgação, e ele nada mais é do que fazer o crustáceo vomitar para retirar as impurezas presentes em seu estômago.
Para fazer a limpeza com sal, siga este passo a passo:
O processo de limpeza da lagostinha não é difícil, mas essas etapas devem ser seguidas à risca para que você realmente tenha um alimento saboroso e, claro, realmente limpo.
Comer o alimento sujo não é a melhor opção nunca, já que você corre o risco até mesmo de pegar infecções. Justamente por isso a purgação é uma fase tão importante.
Portanto, esse é o processo mais utilizado em restaurantes, mas se você quiser pular a etapa da purgação também é possível.
Caso você não tenha gostado da ideia anterior e queira saber como limpar a lagostinha apenas com água, basta deixá-la em água por 15 minutos e depois colocar para cozinhar.
Nesse processo o crustáceo tende a ficar menos saboroso, já que as impurezas presentes no seu estômago não foram retiradas.
Porém, nem todo mundo se sente confortável fazendo a limpeza da lagostinha com sal, e justamente por isso essa outra opção pode ser uma boa ideia para você conseguir cozinhar da mesma maneira.
Portanto, utilize apenas água e se delicie!
Em ambos os casos anteriores, é de grande importância que a lagostinha seja limpa e cozida ainda viva.
Isso pode parecer estranho, mas é um consenso geral que a lagostinha fica muito mais saborosa e com qualidade muito superior quando é feita ainda viva.
Por isso, o comum é jogar fora qualquer lagostinha que morra antes do processo de limpeza iniciar ou até mesmo enquanto ele ocorre.
Além disso, vale a pena dizer que a limpeza da lagostinha deve ser feita imediatamente antes do cozimento, para evitar também um sabor não tão bom.
Portanto, realmente são muitos detalhes a se seguir para fazer a limpeza da lagostinha, mas o resultado final é surpreendente, e justamente por isso esse crustáceo é tão amado na culinária.
Utilize as dicas que passamos para limpar lagostinha e você com certeza vai adorar o resultado de todo esse processo!