Saber como limpar notebook é fundamental para que ele mantenha o bom funcionamento. Isso porque a sujeira que é acumulada no teclado, no touchpad, na tela e nas entradas podem se acumular.
A limpeza do notebook deve ser ainda mais cuidadosa se você tiver bicho de pelúcia, pois os pelos podem acabar entrando nas teclas.
E você nem imagina o que pode ser encontrado dentro de um notebook: insetos, fio de cabelo, resto de comida, etc. Tudo isso pode causar o temido superaquecimento, já que o cooler deixa de ser o suficiente para refrescar o equipamento.
Além disso, a sujeira prejudica a vida útil do notebook, pois ela pode riscar os componentes.
O melhor de tudo é que, apesar de ser uma tarefa que exige paciência e cuidado, saber como limpar o notebook regularmente já é capaz de evitar esses problemas e preservar a vida útil.
Apesar de nosso artigo também conter dicas de limpeza de notebook por dentro, alertamos que é preciso saber o que está fazendo. Se você não tem o mínimo de conhecimento de informática para desmontar o notebook, saiba que é melhor solicitar uma limpeza profissional, para não correr riscos (desnecessários) de acabar danificando o seu aparelho.
Sem mais delongas, veja aqui como limpar notebook!
É claro que o primeiro passo de como limpar notebook é saber o que usar. Álcool isopropílico, por exemplo, é ideal para limpar processador e memórias. Agora, um álcool normal se o seu objetivo for outro.
Também é necessário que você tenha uma flanela macia, que não solte fiapos, um cotonete e um limpa-telas.
Em primeiro lugar, nunca, jamais, utilize panos ásperos, pois podem acabar danificando a superfície do aparelho.
A mesma coisa para produtos abrasivos ou os famosos multiusos, pois podem acabar estragando o notebook.
O primeiro passo para a limpeza do notebook é remover da tomada e desligá-lo. Se possível, remova também a bateria. Assim, não haverá nenhuma ação indesejada enquanto você estiver limpado o teclado e o touchpad.
Há alguns teclados que têm a opção de desativar o teclado e o touchpad, o que pode ser bom para limpezas mais leves, só com um paninho.
Uma das partes mais importantes da limpeza do notebook é a tela. Se não estiver tão sujo, apenas passar um pano macio é o suficiente.
Agora, se estiver com gordura ou manchas de dedo, é importante passar um pano úmido (úmido, não encharcado!) com água ou um produto de limpeza específico para limpar telas de notebook.
Tome muito cuidado, pois a pressão pode danificar o LCD, que é um material muito sensível. E jamais espirre água ou o limpa-telas diretamente na tela, pois pode escorrer e danificar o notebook.
Apesar de ser possível remover as teclas de um computador de mesa, não é possível fazer o mesmo com o notebook.
Umedeça o pano com água e esfregue cuidadosamente para retirar os excessos de sujeira. Um pincel fino pode ser interessante para limpar as teclas do notebook, mas lembre-se de que as cerdas devem ser macias.
Há, no mercado, alguns produtos que facilitam a tarefa de como limpar notebook. Um deles é o mini aspirador de pó, que serve para remover as sujeiras mais difíceis de ser alcançadas.
Você pode limpar a área externa do notebook com uma flanela de microfibra. Outros tecidos soltam fiapos e/ou correm o risco de riscar o computador.
Umedeça o pano com uma mistura de 1/3 de álcool comum para 2/3 de água.
Os movimentos devem ser leves em qualquer parte do notebook, especialmente na parte de trás da tela, para não danificar o LCD.
Retire o excesso com um pano seco, também de microfibra.
Se você tiver conhecimento sobre notebooks, é possível limpar o interior do equipamento sozinho. Mas, mesmo tendo conhecimento, é importante ler com atenção o manual.
Para isso, você vai precisar de álcool isopropílico, flanela e um pincel seco. Também é interessante usar luvas antiestáticas, ou pulseira.
Abra com uma chave de fenda e remova todas as áreas de concentração de poeira: na tampa, ventoinha e o espaço em que ela circula e perto das saídas de ar.
Antes de limpar a placa, é importante desconectá-la da placa mãe, para evitar um curto-circuito!
As saídas de ar e outros componentes como entrada USB e HDMI são muito pequenas e, por isso, é necessário utilizar um cotonete (para as bordas externas) e pincel fino de cerdas macias.
O ar comprimido não é recomendado, pois pode jogar a sujeira para dentro do notebook. Em vez disso, prefira usar miniaspirador ou ainda um limpa-contato, que é um produto encontrado em lojas de eletrônica.
É importante destacar que é muito arriscado borrifar o líquido diretamente no notebook, especialmente na tela. Isso porque pode escorrer e acabar penetrando pelas bordas, danificando o equipamento.
Além disso, é importante tomar muito cuidado com a tela do notebook, pois movimentos mais fortes podem acabar arranhando o plástico (que envolve o LCD).
É bacana apostar num “faça você mesmo”, mas essa não é uma estratégia bacana para o interior do notebook, pois são peças pequenas e frágeis, que podem acabar sendo danificadas facilmente.
É muito melhor gastar com um técnico, que saiba o que está fazendo, do que fazer algo errado e gastar com uma peça nova, não é mesmo?
Saber como limpar o notebook é importantíssimo, especialmente numa época em que se trabalha em Home Office. Dessa forma, você evitará os danos que a sujeira pode trazer para o seu aparelho.
Não se esqueça de que é importante levar o notebook regularmente para o técnico, para que ele possa fazer uma limpeza mais profissional.
Gostou deste artigo de dicas de limpeza de notebook que fizemos para voce?
Compartilhe com sua família e seus amigos, pois isso nos ajuda bastante!