Organização de garagem: 7 dicas para manter sua garagem organizada

A garagem com certeza é um dos lugares mais bagunçados e negligenciados da sua casa. Isso acontece porque não é um local para visitas ou para relaxar, mas para guardar objetos e antigas posses. Apesar de parecer inútil organizar a garagem, a verdade é que esse espaço deve ser arrumado e otimizado para criar um ambiente limpo e prático.

Quer saber como fazer a organização da garagem? Neste texto daremos algumas dicas de como otimizar o espaço e criar um ambiente agradável. Confira!

Não deixe a bagunça acumular nesse espaço

O primeiro passo para arrumar a garagem é não deixar nenhuma bagunça nela. Para isso tente juntar os itens em categorias para facilitar a organização e não junte tranqueiras. Tente guardar em caixas ou outras estruturas, mesmo que não fique bom, mas pelo menos você consegue visualizar o espaço e começar a refletir sobre a organização.

Como organizar sua garagem da forma correta - Limpando Tudo
Melhores dicas de organização de garagem

Vale ressaltar: não crie um quartinho da bagunça, isso só incentiva e permite o hábito da desarrumação. Se você quer um ambiente limpo e confortável é preciso se livrar dessas práticas nocivas e assim eliminar a bagunça, não só da nossa visão, mas de todo o cômodo.

Invista em gaveteiros e organizador de ferramentas

Para ter uma organização eficiente e prática é preciso investir em estruturas para guardar os objetos essenciais da sua garagem, como as ferramentas. Sendo assim, compre gaveteiros e se quiser incrementar, faça uma pequena bancada, assim além de organizar você também pode decorar. Você pode investir em cores vibrantes e diferentes decorações, dando um melhor aspecto para a garagem.

Se você quiser algo mais específico, um organizador de ferramentas pode ser o ideal, seja ela de prender na parede ou de colocar no chão. Sendo qualquer modelo, você pode combinar com os gaveteiros e com a decoração escolhida para a garagem, assim você tem uma organização eficaz, criativa e bonita.

Pinte a garagem para tornar o ambiente mais agradável

Os tons de cinza ou a parede sem tinta são as marcas de uma garagem normal, entretanto, é exatamente essa falta de cor que faz esse cômodo não ganhar destaque. Portanto, tente pintar a garagem, seja com tons vibrantes ou mais claros, pois isso cria um visual mais aconchegante com sua personalidade.

Ou seja, pintar sua garagem pode torná-la atrativa e ainda te incentivar a decorá-la e fazer dela um ambiente excêntrico e diferente. Por exemplo, você pode pintar de tons neons e decorar com quadros de luz, assim construindo um ambiente com decoração moderna. Se você for mais discreto você pode usar cores claras como branco e amarelo e criar um ambiente reconfortante.

Faça uma limpeza geral

Antes de pensar em como fazer a organização da garagem é necessário fazer uma limpeza nesse cômodo, varrer o chão, passar pano nos objetos esquecidos e limpar cada canto do cômodo. É fundamental essa limpeza, pois você consegue visualizar seus pertences e definir o que é preciso guardar e o que vai ser jogado fora.

Com essa limpeza você acaba revisando e refletindo sobre a organização, por exemplo, você pode tirar as fermentas, limpá-las e pensar em como arrumá-las. Quando você está limpando você descobre antigos objetos perdidos e pode fazer a limpa em outros que já não são mais usados. Ou seja, limpar também é organizar.

Use caixas plásticas

Nada mais prático do que caixas, não é mesmo? Elas se encaixam em qualquer organização e em qualquer cômodo, por isso elas não podem faltar na sua garagem. Elas servem para guardar desde objetos pequenos como uma ferramenta até uma peça de carro, por exemplo. As caixas são estruturas fundamentais para tornar a organização prática e funcional.

Sem contar que você pode combiná-las com as paredes pintadas e ainda usá-las como forma de decoração, assim deixando sua garagem ainda melhor. Existem diferentes funções e objetivos para as caixas de plástico, apenas tenha criatividade suficiente e planeje uma organização para dar inveja.

Invista em prateleiras

Pode parecer nada eficiente, ter pequenas tábuas para guardar objetos como ferramentas, peças e variedades, mas a verdade é que além de serem ótimas organizadoras, elas também podem contribuir para formar uma decoração diferente. Basta ter criatividade e ousadia para criar um ambiente tão diferente quanto funcional.

Por exemplo, você pode colocar luzes nessa estrutura e guardar as caixas de plásticos empilhadas ou uma em cima da outra, você pode pintar com cores vibrantes e dar destaque para aquele pedaço de parede. Ou seja, as prateleiras são versáteis e não só podem, como de fato conseguem mudar totalmente um ambiente.

Organização da garagem: não deixe de limpar e organizar o ambiente com frequência

7 dicas para organizar sua garagem - Limpando Tudo
Limpar sua garagem com frequência é essencial para manter a organização

Organização é um hábito, por isso deve ser uma tarefa a ser feita em períodos regulares, a fim de manter a arrumação e um cômodo visualmente bonito. Ou seja, tente criar uma rotina que se encaixe na sua própria para limpar e arrumar esse cômodo, por exemplo, uma vez por mês e uma faxina intensa a cada três meses.

Não é uma regra, até porque cada casa é única e, portanto, cada cômodo tem suas necessidades. Sendo assim sempre observe o cômodo e veja quando precisa de uma faxina e por consequência crie uma rotina com suas observações. Lembre-se: para estar arrumado você precisa arrumar!

Neste texto explicamos que a garagem é um cômodo esquecido na casa, mas nem por isso ela deve ser poupada da organização e da decoração. Você pode criar um ambiente diferenciado e acabar com a bagunça naquele cômodo com caixas, gaveteiros e outras ferramentas. De qualquer forma, você ainda pode integrar a organização da garagem com a decoração e ousar na criatividade, pintando paredes, usando quadros e várias outras opções.

Quer saber mais sobre decoração e organização? Então não deixe de continuar acompanhando os textos do nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *