A organização de quarto infantil parece uma tarefa impossível. Com brinquedos espalhados de um lado, tinta e giz de outro, para qualquer responsável, o lar que era tranquilo, vira uma zona de guerra. Contudo, ainda que a desordem assuste, está relacionada à criatividade, vez que, a Universidade de Iowa (EUA) descobriu que os bagunceiros têm maior facilidade de aprendizado e de retenção de novas palavras (70%), enquanto para os mais contidos é de 50%.
Assim, o quarto para os pequenos é um grande laboratório de experimentação que pode ajudar muito no seu desenvolvimento. Por outro lado, é evidente, que o caos não pode imperar e se faz necessário que também haja um ambiente saudável. Para isso, mostraremos X dicas para você!
Organizar não precisa ser uma atividade enfadonha para a criança, vez que, para os menores, acompanhado dos pais, pode se tornar um exercício bem mais lúdico do que realmente é, atiçando gradualmente o seu lado mais responsável, e se a criança já tiver idade suficiente é possível envolvê-lo no processo de decoração, ao perguntar como ela deseja deixar o seu quarto, estimulando sua autonomia e disciplina.
A arquitetura pode ser uma verdadeira aliada na organização de quarto infantil. Tanto os nichos como as prateleiras, podem auxiliar nessa tarefa já que deixam mais acessíveis os brinquedos preferidos, ao mesmo tempo, que facilitam a disposição dos itens que as crianças mais usam (fraldas, lenços etc.), otimizando o tempo dos adultos que não precisarão abrir gavetas e armários em busca de objetos do dia a dia.
Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.
As caixas e baús, no que lhe concerne, ajudam muito, pois, podem ajudar tanto na separação dos objetos como na vedação de itens que são do uso das crianças, mas que não podem e nem devem ficar ao alcance delas, como, por exemplo, perfumes, remédios e outros artigos de higiene. Outra coisa boa é que podem ser personalizados, de modo a incrementar a decoração do quarto, de modo a torná-lo mais original.
Mesmo que a casa ou quarto não tenha um grande espaço, é de suma importância definir o local para cada atividade. Isto ajuda no desenvolvimento das crianças que vão absorvendo os limites e funções de cada lugar e na organização, tendo em vista, que diminui os riscos de ter manchas em lençóis, cortinas e paredes, bem como, quanto as crianças invadirem ambientes que podem ser perigosos a elas.
Crianças são muito visuais, de modo que, um ambiente colorido as auxilia na localização e em entender melhor a disposição das coisas. Invista nessa parte com novas cores nas paredes, papeis de parede e adesivos de elementos que a criança se identifique. Além de ser uma atividade divertida, que também pode ser sustentável, se utilizado objetos que seriam descartados, pode render várias lembranças se feito com o auxílio delas.
Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.
Voltando ao tópico da otimização de tempo, as caixas transparentes são excelentes para isso. Com elas, é possível ir direto ao ponto e organizar os objetos por segmento com mais facilidade e praticidade, bastando que elas sejam do tamanho adequado a necessidade e espaço que ficarão armazenadas.
Brinquedotecas são muito usadas em tratamentos hospitalares, como meio de estimular diversos aspectos cognitivos das crianças, entretanto, a organização desse cantinho do quarto pode ser algo mais sistematizado, que facilite na hora de guardar e localizar os brinquedos, sendo interessante móveis dois em um (baús com tampa almofadada, por exemplo).
Também é importante estimular nos pequenos o hábito de estudo, desta forma, ter um local mais limpo e sem tantos elementos se faz primordial. Tente separar um espaço mais amplo para colocar os livros e cadernos das crianças e estabelecer horários para elas fazerem as atividades da escola e acessem a internet. Tenha em mente que o ambiente deve ser confortável.
Novamente, a arquitetura vem para ajudar, desta vez, com as camas que possuem gavetas e baú. Optando por esses móveis, você aumenta a área útil do quarto e pode organizar por faixa etária as roupas das crianças nas gavetas, de forma que, também terá um melhor controle do que pode ser doado.
Ensinar a criança a manter organizado, pode ser um pouco difícil no começo, mas, com jeitinho, insista! Depois de um tempo, o pequeno assimila que não deve deixar suas coisas espalhadas e por si só, cuida para a manutenção do ambiente em ordem.
Quer saber como limpar o seu celular? Leia o nosso artigo Como limpar celular!
Essa dica vale para quem tem mais de uma criança em casa. Utilizando cores diferentes no quarto e até adesivos nas coisas, fica mais fácil de identificar a quem pertence o objeto e pode estimular o compartilhamento entre as crianças, criando nelas a ideia de que podem emprestar seus brinquedos desde que sejam cuidadosos e posteriormente os guardem no lugar certo.
É notório, que a iluminação inadequada é vilã para a saúde dos olhos, desta maneira, quando pensar na organização, também se atente a esse detalhe, de modo a preservar a visão dos pequenos e para que não tenha lâmpadas nocivas que os estimulem demais, de modo a atrapalhar o sono ou causar dor de cabeça. Luminárias infantis são a melhor opção para iluminar o ambiente sem prejudicar a saúde dos pequenos.
Caixotes antigos, potes, revistas e até tecidos, podem contribuir para o lado lúdico das crianças, assim, criar o hábito de reutilizá-los, não só na decoração do quarto, mas também em oficinas, criando coisas de objetos que seriam jogados fora, ajuda a preservar o meio ambiente e a inserir nos pequenos, uma ideia de consumo mais sustentável.
Crianças crescem muito rápido e sempre perdem peças. Utilizando a dica anterior de usar as gavetas para ter um controle das roupas das crianças, você cria a rotina de sempre estar atento àquelas que não mais servem e que ainda estão boas para o uso, de modo que, pode doá-las e desocupar esse espaço no armário, ao mesmo tempo, que ajuda famílias e instituições que realizam campanhas neste estilo.
Crianças têm a tendência de desgostarem de brinquedos com o tempo, seja porque chegou um novo ou não se sentem mais encantadas por ele, desta maneira, uma boa forma de também otimizar o espaço, é doando os brinquedos que elas não mais brincam para instituições de caridade. Além de ser uma atitude nobre, também auxilia as crianças a serem solidárias, tendo em vista, que pode ser uma atividade que ela participa ativamente.
No decorrer deste texto mostramos que a organização de quarto infantil pode ser mais fácil se for utilizado itens que ajudem a setorizar os objetos e os armazenar. Explicamos que mesmo que as crianças contribuam para a bagunça também podem ser compelidas a auxiliar na organização, existindo diversas maneiras de conciliar a otimização de tempo e espaço com a decoração. Desta maneira, demonstramos haver diversas dicas que podem ser aplicadas para deixar o ambiente mais organizado.
Gostou deste texto sobre organização de quarto infantil? Então não deixe de ler outros textos do nosso site!