Procuro por...

Organização de quarto: dicas para limpar e organizar seu quarto regularmente

Quer saber como organizar e limpar o seu quarto? Neste texto mostramos seis dicas para limpar o quarto e outras quatro para que você o organize. Confira!
Atualizado em 08/03/2024
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
Organização de quarto: dicas para limpar e organizar seu quarto regularmente

Quem nunca foi dormir e se deparou com muitas roupas jogadas pela cama e outras partes do quarto, não é mesmo? Saber organizar e limpar o seu quarto fará com que você se livre desse problema e possa manter o seu local de dormir mais bonito e harmonioso.

Quer saber como realizar essa tarefa? Neste texto mostraremos tudo para você! Primeiramente, apresentaremos algumas dicas para quem quer manter o quarto constantemente limpo. Posteriormente, diremos algumas dicas para quem quer organizar o quarto. Confira!

Dicas essenciais para organização e limpeza de quarto - Limpando Tudo
Saiba como manter seu quarto organizado com facilidade

6 dicas para limpar o quarto

Antes de querer organizar e limpar o seu quarto para que ele fique constantemente arrumado é preciso manter algumas boas práticas para que você não precise gastar horas nessa tarefa. Veja a seguir quais são elas:

Evite produzir sujeira no quarto

De que adianta limpar o quarto se em um dia você deixará acumular sujeira nele? Por isso uma boa maneira de evitar isso é adotar hábitos que façam com que o quarto fique limpo por mais tempo.

Para isso, tente concentrar tarefas de arrumação que podem sujar o quarto, como arrumar o cabelo e cortar as unhas, para o banheiro. Isso porque esse local é mais fácil de ser limpo e exige também limpeza diária. Além disso, evite comer no quarto ou assim que terminar retire as sujeiras do local.

Tenha uma rotina de organização

Assim como foi dito anteriormente, para manter o quarto sempre limpo é preciso não o sujar constantemente, certo? Por isso, manter uma rotina de organização diária é ideal para fazer com que a bagunça não se acumule.

Para isso, sempre que levantar não deixe de arrumar a sua cama, abrir as janelas e retirar todas as sujeiras aparentes no local (como copos usados ou outros objetos). Além disso, busque estabelecer dias fixos para troca de lençóis, para higienização do piso e a limpeza do ar-condicionado, falaremos mais dessas tarefas nos próximos tópicos.

Limpe o ar-condicionado

Apesar de essa ferramenta ser extremamente útil em dias quentes, ela precisa ser corretamente higienizada para que o quarto permaneça limpo e com um clima agradável.

Por isso, a limpeza do ar-condicionado deve acontecer em média de 30 em 30 dias. Tudo isso para garantir o seu bom funcionamento e assim evitar o surgimento de doenças respiratórias, como irritações e alergias provenientes do acúmulo de pó e sujeira no quarto.  

Troque a cama de roupa toda semana

Como limpar e organizar quarto - Limpando Tudo
Trocar a roupa de cama regularmente é essencial para limpeza

Trocar a roupa de cama é essencial. Isso inclui as fronhas, colchas e cobertores. Isso evita o acúmulo de pó, ácaro e sujeiras que podem fazer mal para sua saúde. Além das roupas de cama, outros tecidos usados no quarto também precisam ser trocados com a mesma regularidade, como cortinas e tapetes.

Além disso, é primordial lavar bem todas as peças e as guardar bem após a lavagem. Sendo assim, mantenha as peças limpas e sem uso em um armário em que elas não se encham de pó ou outras sujeiras.

Higienize o piso do quarto

Para retirar a poeira do chão é primordial o higienizar. Para isso, passe uma vassoura ou aspirador por todo o local. Posteriormente, utilize um pano úmido com um pouco de produto desinfetante diluído em água para passar no chão e assim retirar a sujeira. Se você puder realize esse procedimento todos os dias, caso isso não seja possível faça isso pelo menos uma vez por semana.

Mantenha as janelas abertas

Por fim, para manter o quarto limpo por mais tempo, o ideal é manter as janelas sempre abertas. Isso fará com que a luz natural circule pelo local e fará com que ar fresco circule. Desse modo é possível manter o clima do ambiente sempre agradável e assim evitar que surjam mofos e ácaros no local e além disso se previr em um momento tão delicado quanto a pandemia.

4 dicas para organizar o quarto

Agora que você já sabe como manter o quarto constantemente livre de sujeiras, veremos 4 dicas para sua organização. Desse modo, será mais fácil organizar e limpar o seu quarto. Confira:

Organize as gavetas

Como foi dito anteriormente, se as suas roupas ficam espalhadas fora das gavetas o seu quarto estará constantemente desorganizado. Por isso é essencial organizar as gavetas de uma forma que seja prática e útil para o uso do dia.

Sendo assim, não deixe de separar as suas roupas e sapatos da forma que fizer mais sentido para você na hora da organização. Além disso, caso considere necessário não deixe de comprar divisórias ou caixas para ajudar na arrumação do armário.  

Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.

Tenha nichos

Os nichos são extremamente versáteis e funcionais. Eles podem ser usados para organização de livros e cadernos ou podem servir ainda para colocar itens de decoração no seu quarto.

Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.

Invista em móveis funcionais

Caso você tenha muitos objetos para colocar no quarto, todo espaço é bem-vindo. Por isso investir em móveis funcionais pode ser uma ótima solução. Sendo assim, camas com mesas e gavetas embutidas podem ajudar muito na organização. Além disso, existem também camas com baús que funcionam como armários e pode ser úteis para guardar as roupas de cama e assim liberar espaço no armário.

Use ganchos

Esses objetos práticos e baratos podem ser colocados em pontos estratégicos do quarto para pendurar roupas. Além disso, eles podem servir para pendurar bolsas e chapéus que deixarão o quarto com um ar mais moderno e ao mesmo tempo organizado.

  • Contém 5 ganchos resistentes
  • Ganchos arredondados, que não danificam as roupas
  • Design Industrial, super moderno
  • Fácil Instalação
  • Acompanha Kit de buchas e parafusos

Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.

Tenha prateleiras

Dicas de limpeza e organização para seu quarto - Limpando Tudo
Prateleiras ajudam a manter seu quarto organizado no dia a dia

Além de ter muitas prateleiras nos armários, uma boa medida é as colocar em outras áreas do quarto. Desse modo você poderá organizar itens variados e garantir um ar mais despojado. Nelas você pode manter livros e itens de decoração.

Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.

Ao longo deste texto mostramos dicas para você organizar e limpar o seu quarto. Dissemos que antes de querer ter um quarto totalmente limpo todos os dias é preciso pensar em formas práticas de organizar o seu quarto, assim mostramos algumas dicas para realizar essa tarefa. Além disso, apresentamos algumas sugestões para você limpar o seu quarto constantemente.

Gostou de entender mais sobre organização e limpeza do seu quarto? Então não deixe de continuar ler nosso artigo "Como organizar guarda-roupa"!

Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização
Jessica Cochete é uma especialista com mais de 10 anos de experiência em organização e limpeza doméstica. Ela tem formação em Organização Doméstica e certificações em Técnicas de Limpeza Sustentável. Reconhecida por suas técnicas inovadoras de organização, Jessica combina limpeza sustentável com design de interiores. Seus métodos são destacados em revistas de decoração e promovem espaços funcionais e agradáveis. Jessica é palestrante em eventos nacionais, colaboradora regular no limpandotudo.com.br, e autora do best-seller "A Arte da Organização Doméstica". Ela mantém uma abordagem baseada em evidências e transparência total em suas recomendações e afiliações.
Quem somosContatoPrivacidade e segurançaSitemap
Site seguro