Um dos lugares mais usados da cozinha são seus armários, isso porque eles servem para guardar comidas, pratos, potes e quase todos os outros objetos de cozinha. Portanto ele deve ser organizado a fim de ter mais praticidade e agilidade nesse cômodo, sem contar que uma boa organização pode ser incrementada com pequenas decorações. Afinal a criatividade não tem limite!
Quer saber como organizar o armário da cozinha da melhor forma? Neste texto daremos15 dicas e explicamos como elas funcionam na prática. Confira!
Deixe os produtos do dia a dia em armários de fácil acesso, geralmente armários mais baixos, assim você evita ficar procurando por eles, dando mais agilidade e praticidade no processo. Vale ressaltar que dentro dos armários procure colocar esses produtos na frente, assim quando for procurar, eles estarão bem na frente do seu campo de visão.
Por exemplo, deixe em armários perto da mesa copos e talheres, assim fica mais fácil arrumar a mesa para uma refeição, ou deixar perto do fogão colheres de madeira para mexer na comida.
Divida os copos diferentes em fileiras e colunas, assim fica mais fácil e rápido de achar, sem contar que isso confere uma estética harmônica. Uma dica é separá-los por uso, por exemplo, em uma parte colocar os copos de cerveja, em outra os copos de água, os copos chiques, os mais casuais e outros. Dessa forma você cria não só uma estética boa, mas uma organização funcional.
Aqueles armários mais altos, em cima do fogão ou em um canto geralmente são menos acessíveis, portanto, tente colocar neles aqueles objetos e produtos usados ocasionalmente. Isso porque você deixa os armários mais acessíveis para os produtos do dia e assim confere ainda mais praticidade nos seus armários e na cozinha.
Potes herméticos são as escolhas ideais para armazenar condimentos como macarrão, arroz e até temperos como sal e açúcar, pois eles permitem que a qualidade e validade do produto continuem a mesma. Eles são usuais, pois ocupam menos espaço do que as próprias embalagens e assim você pode empilhar ou criar plataformas desses potes, facilitando a organização.
Uma dica é ter potes transparentes para ver o conteúdo dentro ou caso você queira algo mais detalhado você pode etiquetar os potes uniformemente, criando uma personalidade para a organização cozinha.
Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.
Guardar todos os pratos juntos ou em cima do outro não é uma boa ideia, pois você precisa ficar procurando os pares e perde tempo para arrumar a mesa, por exemplo. Por isso, faça colunas e em cada uma coloque pratos com certa finalidade, assim a procura fica mais prática e ágil.
Sem contar que a estética fica organizada e bonita, assim novamente sua organização se torna um fator decorativo. Nada melhor do que ter uma cozinha bonita, não é mesmo?
As panelas são um dos objetos mais usados, afinal elas são usadas para fazer a comida, por isso elas devem estar em um armário acessível e claro, com espaço suficiente para acomodar as panelas sem bagunça. Por isso, uma dica é colocá-las no armário embaixo da pia, facilitando o manuseio delas depois de limpá-las, por exemplo.
Não é recomendado e muito menos prático deixar os temperos na embalagem original, principalmente quando estiverem abertos. A melhor opção é colocá-los em potes vedados para não entrar nenhuma partícula no ar e nem umidade e claro, para não ficar perdido para saber quais são temperos é só os etiquetar. Além de bonita, a organização fica funcional.
Você pode combinar as cores dos potes com as cores da sua cozinha, formando um ambiente uniformemente personalizado e com muita criatividade. Uma ideia é fazer estruturas para acomodar os potes dentro do armário, o que facilita a organização e a deixa mais prática.
Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.
Nada fica tão chique e bonito quanto aquela mesa arrumada e combinando pratos, copos e toalhas, não é mesmo? Por isso, arrumar os jogos americanos em conjunto é uma ideia fundamental, pois não precisa perder tempo ficar procurando cada detalhe da decoração. Por isso tente colocá-los juntos nos armários, uma dica é arrumar por cor ou por ocasião, o que deixa ainda mais prático a procura.
Para facilitar a organização do conjunto, tente usar caixas ou separadores, assim separando um conjunto do outro, o que facilita a organização e a deixa visualmente melhor.
Os panos e toalhas também devem ser cuidados e organizados, a melhor escolha é dobrá-los e colocar em gavetas no armário. Uma ideia é também separá-los por cor ou ocasião, assim a organização tem uma lógica e se torna mais funcional. Lembre-se que é essencial dobrar, pois assim eles ocupam menos espaço e, portanto, é possível guardar mais panos e toalhas no espaço determinado.
Apesar de eles serem esquecidos durante a organização, não significa que eles devem ser esquecidos, portanto tente fazer funcionar essa ideia de organização.
Quando arrumamos os copos sempre surge a dúvida de onde colocar as canecas, pois elas ocupam mais espaço e geralmente não combinam com os outros copos. Por isso, outra ideia para organizar o armário da cozinha é tentar colocar ganchos no teto do armário e pendurá-las, além de ser uma forma criativa de organizar, ainda cria um visual bonito. Sem contar a praticidade de pegar e guardar nesse formato.
Outra dica para deixar o armário organizado é arrumar os talheres, afinal eles ocupam pelo menos uma gaveta. Para deixar a procura prática e ágil, separe espaços para as colheres, facas e garfos, assim fica fácil de visualizar. Vale ressaltar que se você tiver talheres específicos para entradas, sobremesas e prato principal é só utilizar outras gavetas e separar do mesmo jeito: colher, faca e garfo, mas de acordo com o evento específico.
Você pode comprar suportes específicos para separar os talheres ou usar ferramentas da sua caixa, como caixas e potes. Com eles você pode pintar e decorar, assim combinando o interior do armário com o resto da cozinha, por exemplo.
A coisa mais fácil de bagunçar nos armários são os potes, os quais na maioria das vezes tem a tampa perdida, por isso, separe eles por tamanho e faça o mesmo com a tampa. Por exemplo, coloque um dentro do outro, assim medindo o tamanho e use um escorredor pequeno para apoiar as tampas, assim evitando a perda e bagunça deles.
Esses objetos ocupam um espaço muito grande nos armários, portanto, deixe-os na vertical, um encaixado no outro, assim otimizando o espaço. Sem contar que dessa forma você organiza por tamanho também, melhorando a praticidade e a visibilidade de todas as estruturas.
Uma dica é juntar os objetos das mesmas superfícies, por exemplo, colocar os de inox juntos, depois juntar os de vidro e outras superfícies. Assim fica muito mais fácil procurar uma travessa para colocar aquele brigadeiro, não é mesmo?
A cozinha não parece um lugar adequado para os ganhos, mas a verdade é que eles podem ser extremamente úteis nos armários para criar uma organização metódica e prática. Por exemplo, você pode usá-los para pendurar objetos para pegar comida, como conchas pegadores e colheres de sopa. Você ainda pode usá-los para prender as tampas das panelas no teto de um armário e ainda para prender e organizar os panos, por exemplo. As possibilidades são muitas!
Podemos receber comissões quando divulgamos produtos em nosso site.
A organização é um hábito, portanto, não adianta arrumar uma vez a cada um ano, os armários precisam ser limados toda semana e objetos reorganizados para deixar um ambiente funcional. Por isso crie uma rotina, por exemplo, de faxinar duas vezes por semana, fazer uma limpeza profunda e organizar novamente uma vez por semana.
Dessa forma você consegue manter armários práticos, funcionais e claro, esteticamente bonitos. Para limpar, a melhor dica é usar um detergente neutro, mas tome cuidado com objetos específicos como o inox, pois eles requerem cuidados especiais.
Neste texto explicamos que os armários devem ser organizados de forma a ficarem práticos e ágeis, assim garantindo funcionalidade ao ambiente. Sendo assim demos algumas ideias de como usar ganchos para pendurar canecas, manter os talheres organizados, arrumar os copos de acordo com sua finalidade e até como guardar os temperos. Portanto é visível concluir que ter o armário arrumado é metade da organização da cozinha!
Gostou de entender como organizar o armário da cozinha? Continue acompanhando nosso site e veja mais artigos que ensinam organização de outros cômodos!